Sopa + roux

Desde que me entendo por gente, gosto de sopa. Seja ela no frio ou no calor, e de qualquer tipo. Pra mim não tem tempo ruim, literalmente. Agora com as férias da faculdade, pretendo ter mais tempo pra fazer algumas preparações e colocar em prática os ensinamentos desse primeiro semestre. A sopa testada desse vez foi a de cenoura cremosa, espessa com roux, que compõe o molho béchamel. Tá, mas… o que é roux?

Roux é um agente espessante, feita com manteiga e farinha. São ingredientes ou combinações de ingredientes usados para dar corpo e/ou liga a preparações líquidas, agregando-lhes também sabor e textura, geralmente em molhos mais suaves.

Como fazer: a composição do roux é simples. Junta-se 50% de gordura + 50% de amido + cocção e leva ao fogo mexendo com um fouet, até que forme uma pasta. Dependendo da cor, o sabor e seu poder espessante podem variar. Existem quatro tipos de roux: branco, amarelo, escuro e negro; o que os diferem é o tempo no fogo e a qual será a sua intenção ao prepará-lo.

Nessa sopa de cenoura eu usei o roux claro, porque queria apenas espessar e realçar o sabor. E deu super certo, além de proporcionar uma textura super aveludada e gosto suave.

Vamos à receita? Essa eu peguei do livro “400g – Técnicas de Cozinha”, assim como a definição aí em cima do roux. Livro super bom, recomendo! A diferença é que como queria uma porção menor, reduzi pela metade os ingredientes (como vou postar aqui) e fiz algumas alterações. Como o brócolis que vai na receita original, eu troquei por cenoura. Mas nada não, gosto pessoal mesmo ;)

Sopa cremosa de cenoura (rende de 3 a 4 porções)

Ingredientes:
600ml de leite
50g de roux claro
5 cenouras médias cortadas e cozidas al dente
1 bouquet garni (feito com ervas aromáticas)
sal e pimenta do reino

Preparo: Ferva o leite e acrescente o roux aos poucos, até que engrosse. Adicione a cenoura e o bouquet garni, reduza o fogo e cozinhe lentamente até que a cenoura fique mais macia. Tempere com sal e pimenta. Transfira todos os ingredientes (menos ou bouquet garni) para o liquidificador e bata até ficar homogêneo. Acerte o tempero e sirva.

Eu deixei umas rodelas de cenoura sem bater e misturei na sopa depois de pronta. Mas isso vai de gosto. Assim como também jogar um parmesão ralado e cheiro verde em cima. Hmmm, dá até água na boca!

Sopa de cenoura

Anúncios

6 thoughts on “Sopa + roux

  1. Deixa um pouco sim Nadi, pq vai farinha. E a cenoura tbm fica um caldo mais grosso qdo batido, e ‘ajuda’ nisso, rs ;)

Comentários

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s