Pão integral recheado

Vamos agora para uma parte mais light no blog, rs.
Aprendi esse pão com uma receita que a Carol (Quarta-Feira) me passou. Na primeira tentativa, a massa não cresceu muito, aí não coloquei muita fé que ia pra frente e tals, mas ela me surpreendeu e ficou um super pão! Bonito, grande, cheiroso e saboroso!
Ontem resolvi repetir a receita, mas com um recheio diferente, que experimentei em um lanche natural de um restaurante aqui de Franca, aí fiz minha versão. Ótemo!
Fiz duas opções: uma com recheio e a outra sem, que fica só o pão enrolado mesmo. O segredo é sovar bem a massa e deixar descansar.

Ingredientes
300ml de leite
30g de fermento biológico fresco (aqueles de saquinho)
75g de açúcar
10g de sal
1 ovo inteiro
60g de manteiga
400g de farinha de trigo
200g de farinha de trigo integral
3 colheres de sopa de linhaça

Recheio
1 beringela
1 cenoura média
400g de ricota fresca
Sal
Azeite
Manjericão
Orégano

Preparo: Peneire e reserve as farinhas de trigo num recipiente. Coloque todos os outros ingredientes no liquidificador (menos o fermento e a linhaça) e bata bem, até incorporar.
Despeje a mistura no recipiente das farinhas e mistura primeiro com a ajuda de uma colher. Depois, acrescente o fermento e a linhaça, e comece a sovar com as mãos. Se a massa grudar, vá adicionando farinha aos poucos, até dar o ponto de uma massa lisa e macia. Cubra e deixe descansar por 40 minutos ou até dobrar de tamanho.

Preparo do recheio: Corte a beringela em cubos pequenos, rale a cenoura e esfarele a ricota. Junte tudo e tempere com sal, azeite, folhas de manjericão frescas picadas e pouco orégano. Misture bem. Se quiser, pode acrescentar outros temperos da sua preferência.

Montagem: Depois que a massa crescer, corte-a em duas partes. Unte uma assadeira média com óleo/manteiga e farinha. Em uma bancada enfarinhada, abra uma parte da massa com o rolo e disponha na assadeira. Distribua o recheio.
Abra a outra metade da massa e cubra. Você pode passar azeite ou uma gema de ovo em cima, para ficar douradinha. Leve ao forno pré-aquecido (200º) por 40 minutos. Quando o cheiro começar a aparecer e o pão ficar dourado, está pronto.

pao

Obs.: a foto do outro pão sem recheio não consegui tirar, porque ele sumiu antes lá de casa! 

Anúncios

2 thoughts on “Pão integral recheado

Comentários

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s